A décima quinta aula do curso de Grafia Braille em Tremembé, realizada
na última segunda-feira (02), foi destinada à revisão das letras
acentuadas e dos sinais de pontuação, símbolos que ainda provocam
dificuldade no momento da escrita e da leitura.
Entreguei para cada cursista um texto simples de duas páginas para que
fizessem a transcrição sem uso do modelo das letras do cartão, ou seja,
sem a famosa "colinha". No texto "Meios de Comunicação" foi possível
encontrar todos os sinais de pontuação e todas as vogais com diacrítico.
A dedução foi bastante utilizada para dar sentido ao texto e,
possibilitar a transcrição das palavras acentuadas. Por outro lado, a
dedução é uma aliada para a memorização das letras e, consequentimente,
para reconhecer a configuração imediata de uma palavra completa.
Durante a aula também dei a devolutiva individual com relação às
atividades entregues, corrigidas e as que ainda faltam entregar. Tirei
algumas dúvidas quanto às correções e os erros mais frequentes cometidos
durante a escrita e finalizei a aula com um pequeno ditado, que iremos
continuar no próximo encontro.
A turma está surpreendendo... os cursistas já conseguem ler e escrever
com muita precisão!
Marcadores
- Acessibilidade
- Audiodescrição
- Bastidores
- Braille
- Consultoria
- Curso Braille
- Deficiência Visual
- Depoimento
- Divulgação
- Entrevista
- Gpeconline
- Homenagem
- Inclusão
- Informática
- IV Prêmio Sentidos
- Lorena 2009
- Lorena 2010
- Lorena 2012
- Lorena2011
- Mensagem de Boas-vindas
- Orientação e Mobilidade
- Palestra
- Reatech
- Roteiro Escrito
- Soroban
- UNESP
- Vídeo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário