sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dia Mundial do Braille é comemorado hoje

Hoje é comemorado o dia Mundial do Braille. Foi graças ao francês Louis Braille, nascido em 4 de janeiro de 1809, que as pessoas cegas puderam beneficiar-se da escrita e da leitura, o que, além de lhes permitir o acesso ao conhecimento, permite-lhes a inclusão na sociedade e o pleno desempenho da cidadania.
 
O sistema Braille é um código de leitura tátil e escrita baseado em seis pontos em relevo, cujo arranjo combinatório resulta em símbolos capazes de representar letras do alfabeto, numerais, sinais de pontuação, simbologia aplicada a notação musical, científica, fonética e da informática. A leitura é feita mediante leve pressão exercida pela ponta dos dedos sobre o relevo formado pelos pontos.
 
O Sistema Braille chegou ao Brasil em 1854, pelas mãos do jovem cego José Álvares de Azevedo, no Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constante no Rio de Janeiro. Porém ganhou força e visibilidade a partir de 1940, com a criação da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, hoje fundação Dorina Nowill para Cegos, localizada em São Paulo, que abriga uma das maiores imprensas do país para a produção de livros em Braille.
 
Segundo os novos dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 6.585.308 pessoas com deficiência visual. Deste total, 582.624 pessoas possuem cegueira e 6.056.684 possuem baixa visão. O número representa 3,5% dos brasileiros, ou seja, a deficiência com maior incidência na população do País. A pesquisa revela ainda que 23,91% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.
 
Parabéns Louis Braille!!!

"O Braille é VIDA, no sentido mais amplo, quando possibilita que o MUNDO renasça na ponta dos dedos, no milagre da multiplicação do conhecimento."

Luciane Molina

Descrição da imagem: sobre um fundo vermelho aparece um livro escrito em Braille. Mãos fazendo o movimento da leitura, tocando nos pontos em relevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário