Pessoas "acessíveis"
Por onde passo e pelos lugares que frequento, muitas vezes encontro pessoas deselegantes, àquelas que, talvez, se sintam superiores por possuirem algum atributo especial. Há outras, porém, que sem qualquer julgamento, agem com naturalidade e esbanjam a virtude da tolerância e do respeito. Por isso, com a leveza própria que todo início de ano traz,vamos aqui, nessa primeira coluna de 2013, falar sobre esse segundo grupo, o das pessoas "acessíveis".
As pessoas "acessíveis" são aquelas que, na presença de uma pessoa com deficiência, não ficam constrangidas e deixam a situação fluir com naturalidade. São aquelas que, mesmo sem conhecer o "politicamente correto" no contato com a diversidade, incluem sem precisar ler manuais de boa convivência. São aquelas que nos deixam à vontade oferecendo um espelho para que possamos experimentar um sapato, mesmo sendo para um cego. Elas estendem as mãos para cumprimentar, conversam, acolhem e Não acreditam em obstáculos.
e enquanto o mundo la fora vai se desenhando por meio de um colorido especial, as pessoas "acessíveis" pintam com palavras o nosso mundo imaginário, tornando-se, por longos ou pequenos instantes nossos olhos. Traduzem em gestos os sons e fazem com que as passagens sejam menos íngremes durante o caminhar; elas convertem o intocável em sensações.
Pessoas "acessíveis" são aquelas que insistem e persistem para transformar realidades e que, apesar das constantes e intermináveis batalhas, se fazem entender, deixando clara suas posições e, por isso, gera no outro confiança. Posso definir com uma só palavra o propósito de ser "acessível": CUMPLICIDADE.
Essas pessoas "acessíveis" não existem por força de leis ou decretos. Ser "acessível"independe de bandeira que venham a defender ou de qualquer profissão que exerçam. é missão, doação, estilo de vida e acima de tudo, depende do querer que o mundo seja mais leve e solidário. Ter esse atributo especial é exercer o direito de ser humano. Desejo que em 2013 possamos praticar muito mais a nossa disponibilidade em ser pessoas "acessíveis"!
Feliz ano novo...
Luciane Molina é pedagoga e pessoa com deficiência visual. Atua há mais de dez anos com educação inclusiva e é coordenadora do Projeto VIDA (Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação) da Secretaria de Educação de Lorena.
Descrição da imagem: Sobre um grande círculo verde aparece escrito, com letras do alfabeto convencional e em Braille, a mensagem Feliz 2013. Na fonte Braille os pontos referentes às letras e numerais são vazados no formato de um anel com contorno em branco.