terça-feira, 16 de novembro de 2010

Projeto Braille Acessível: os resultados da multiplicação do conhecimento







Vocês se lembram de Franqueslane? Ela foi aluna da 1ª turma do curso Grafia Braille: “semeando leitores e escritores competentes”, pela Gpeconline . Após concluir o curso, ela se tornou multiplicadora das informações sobre deficiência visual através do “Projeto Braille Acessível”, desenvolvido em Gurupi – TO.
Agora os resultados deste projeto ela compartilha conosco. Acompanhe:

“O Projeto Braille Acessível surgiu mediante as dificuldades que os educandos com deficiência visual inclusos no Ensino Fundamental enfrentam no processo de leitura e escrita, pois os demais à sua volta não conhecem o Sistema Braille de leitura para cegos. Essa dificuldade nos levou a criarmos esse projeto para divulgação desse sistema, o qual tem o intuito de melhorar a inserção desse aluno com deficiência visual na sala regular.
Por sermos conhecedores da importância que uma boa leitura tem que alavancar os conhecimentos educacionais e pessoais, é que ressaltamos a importância do aprendizado desse sistema de leitura e escrita para o deficiente visual. Pois qualquer aprendizagem só é possível por intermédio da língua, visto que é por meio dela que se toma contato com as representações construídas pelas várias áreas do conhecimento.
O nosso curso já está na metade e cada encontro tem sido um momento único de partilha e aquisição de novos conhecimentos, o grupo é bem integrado e tem sido muito promissor estamos na fase da descoberta da leitura e da escrita usando o alfabeto.”
O projeto Braille acessível conta com a consultoria online da pedagoga Luciane Molina, que continua em contato com Franqueslane para sugerir novas atividades e acompanhar os avanços, passo a passo no processo de letramento e alfabetização pelo método Braille.

Para ler a matéria sobre o Projeto Braille Acessível já publicado neste blog, acesse: http://www.braillu.com/2010/09/projeto-braille-acessivel.html




Descrição de imagem
Foto 1: Grupo de cursistas e professora Franqueslane;
Foto 2: Cursistas confeccionando um alfabraille;
Foto 3: Cursista apresentando um alfabraille confeccionado com cartela de ovos e bolas de desodorante rollon;
Foto 4: uma cursista mostrando um caderno com formas geométricas construidas com EVA para explorar formas e texturas.

Um comentário:

  1. Oi Equipe do Espaço Braille

    Minha visita é para comunicar que rola pelos pequenos blogs uma corrente de selinhos de qualidade que é distribuído entre os amigos como presente. Meu blog ganhou dois selinhos da amiga Carolina (Selinho do Bem e Selo Rede Mundo Melhor) e a regra é indicar blogs que admiramos para também presentear. Sou fãzona do Espaço Braille e trago aqui o endereço dos selinhos para vcs. É humilde, mas tenham certeza que é o reconhecimento do quanto o trabalho de vocês nos toca. Obrigada por fazerem do nosso mundo um lugar melhor.

    Abraços fraternos

    Segue o endereço:

    http://escolasinclusivas.blogspot.com/2010/11/selinhos-do-blog-carolina-um-sonho-mais.html

    ResponderExcluir