quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Curso de Braille em Lorena: última aula













Durante quase seis meses estivemos juntas. Construimos e redescobrimos formas e maneiras de criar, transformamos expectativas em descobertas, sonhos em realidade... aprendemos a quebrar mitos, observando as reais ações no convívio com deficientes visuais. Compreendemos que uma símples ficha de inscrição para um curso cujo conteúdo era "desconhecido" para a grande maioria, trazia consigo as expectativas de um grupo, que hoje, conquistou mais uma etapa. Uma conquista que foi conseguida dia-a-dia, aula a aula... uma conquista que dependeu muito de cada um, porém, que só foi conseguida a partir do envolvimento de todos. O último dia, porém, não é o final, e sim o começo de uma nova fase. Tudo o que se "conheceu" não deixará de existir dentro de cada um dos participantes dessa formação. Construimos uma história, semeamos conhecimento, fazemos parte dos multiplicadores dessas informações tão valiosas para o convívio com deficientes visuais. Agradeço às meninas pelo empenho e dedicação, pelas construções, pela participação... que vocês continuem semeando e cuidando, com muito carinho, dessa "semente de luz", eu estarei de braços abertos e de mãos estendidas para contemplar os frutos desse jardim.

Um grande abraço!

Profª. Luciane

OBS: No dia 03/11 as cursistas redigiram um texto em Braille, falando sobre o curso e fazendo uma reflexão sobre a importância de se aprender Braille ((linha do tempo: antes e depois do curso de Braille). A partir do texto redigido como proposta de avaliação final, fiz a reescrita das produções, que foram digitadas por mim e impressas em tinta. A devolutiva e entrega dos textos aconteceu no dia 10/11, juntamente com uma lembrancinha personalizada (chaveiro com o nome bordado em Braille) e uma festa de confraternização.

Descrição das imagens:
Foto 1: algumas alunas redigindo o texto da avaliação, em Braille;
Foto 2: Imagem das lembrancinhas; chaveiros bordados com o nome em Braille;
Fotos de 3 a 12: Professora Luciane entregando a avaliação e lembrancinhas para cada aluna.

2 comentários:

  1. adorei as fotos, principalmente a sua camiseta alfabeto braille.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra alunas, momento especial!!! Adorei as lembrancinhas...lindo demais! Amei a camiseta, vou fazer uma dessa pra mim!! kk

    ResponderExcluir