segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Hoje é dia Mundial do Braille


Um acontecimento histórico marcou o dia 4 de janeiro. Nascia, há 201 anos, na Françça, Louis Braille. Um ilustre cidadão que, poucos anos mais tarde, ainda na sua juventude, trouxe aos cegos a possibilidade de acesso ao conhecimento através das letras, por ele, grafadas a partir de um código em relevo. Seu invento, hoje conhecido como Sistema Braille, em sua homenagem, resiste Às tentativas de abandono e desvalorização, proporcionando, àqueles que não vêem, a libertação cultural de que precisam para ingressar no mundo letrado, seja no meio educacional seja no campo profissional e, assim, garantir-lhes a inclusão social com autonomia.
Com a noção de que as mãos não servem apenas para executar uma tarefa, o usuário do Código Braille vê suas possibilidades ampliadas. Ele compreende que, por meio das mesmas mãos que executam uma tarefa, ele pode perceber e analisar criteriosamente aquilo que está ao seu alcance. As partes se unem e, juntas, como um emaranhado de pontos combinados entre si, as informações são organizadas, descobertas e recriadas em cada nova possibilidade de conhecimento que se abre.
Parabéns aos profissionais que atuam ensinando o Braille. Parabéns aos usuários deste maravilhoso código em relevo. Parabéns a nós, que multiplicamos esses pontinhos, construindo e reconstruindo muitas histórias.

Descrição da Imagem: O nome Luciane escrito em caracteres convencionais e em Braille, na cor amarelo.

4 comentários:

  1. É bom sempre lembrar do espírito de Louis Braille e sua fantástica criação que com simplicidade e extrema lógica facilitou para os deficientes visuais o acesso ao mundo escrito em que o tato substitui a visão.
    Vamos educadores continuar a universalização do código, a inclusão no conhecimento, e então destruir todos os preconceitos elevando a nossa sociedade para a compreensão do potencial de cada pessoa.
    Parabéns pela postagem!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma atitude inteligente ter lembrado esta data que simboliza uma dádiva para os deficientes visuais que é a leitura Braille. Gostei da postagem, professora Luciane.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que bom lembrar da história do Loius Braille que foi um ser humano muito importante para as vidas das pessoas cegas assim como ele que através dos seu invento transformando as letras em códigos em alto relevo possibilitou o conhecimento e o desenvolvimento intelectual dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Tudo bem? Fiz um post sobre carnaval que seria legal ter sua participação, que tal? Se puder, por favor : )
    Beijooo

    ResponderExcluir