quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Parabéns ao Mestre Louis Braille

Quando dezenas de pontinhos se unem para formar um desenho em relevo numa folha de papel em Branco, milhares de pessoas conquistam o mundo. Assim é o Sistema Braille e o papel que exerce na vida dos seus usuários cegos que, pelo tato, transformam essas células vivas em rica fonte de informação, conhecimento e autonomia. Impossível que 4 de janeiro seja uma data qualquer no calendário. Hoje comemoramos 203 anos do nascimento do mestre dessa grande obra, o francês Louis Braille. Ele que no alto de sua juventude nos presenteou com tão nobre criação. Foi a missão de transformar vidas, realizar sonhos e acreditar na potencialidade de cada ser humano. Os esforços de manter o Braille vivo e sempre presente na vida de seus usuários é também a missão de cada educador que vê estampado em relevo a possibilidade de conquistar espaços, serviços e produtos mais acessíveis.

Agora me vem em mente a percepção de algumas alunas videntes dos cursos de Grafia Braille que ministro. De início, elas compreendem aqueles emaranhados de pontos como algo decorativo, um desenho, até mesmo um enfeite bordado com pontos de fazer enxergar. Então que hoje comemoremos essa data tão festiva e que nosso bolo de aniversário seja tão acessível quanto às milhares de páginas já impressas em Braille. Que Esse bolo esteja enfeitado com esses pontinhos decorativos e que muito representam para a inclusão da pessoa com deficiência visual.

Sintam-se como crianças, àquelas que por curiosidade "enfiam" seus dedinhos para comer a cobertura do bolo. Então... Estejam à vontade para Saborear cada um desses pontinhos decorativos e se lambuzem com o doce espetáculo que é a arte de sentir o belo sabor da autonomia, da independência intelectual e da inclusão das milhares de pessoas com deficiência visual.

Parabéns Mestre Louis Braille!

Um comentário:

  1. Que coisa linda lu...tinha que ser minha mestra mesmo...parabens pelas emocionantes palavras

    ResponderExcluir