domingo, 3 de abril de 2011

Depoimento do aluno Altair - Curso Grafia Braille


Hoje, trago aos leitores deste blog o depoimento de um aluno da 4ª turma do curso Grafia Braille: "Semeando Leitores e Escritores Competentes", ministrado por mim na modalidade EaD.
Emocionada fiquei, com tantas novas conquistas dos alunos, que Altair Sebastião de Souza sintetiza com muita propriedade em seu depoimento, registrado abaixo.

"AS RARAS VEZES QUE TIVE CONTATO COM ALGUM MATERIAL EM BRAILLE, ANTES DE INICIAR ESSE NOSSO MARAVILHOSO CURSO "GRAFIA BRAILLE: SEMEANDO LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES" FICAVA IMAGINANDO COMO SERIA POSSÍVEL DESVENDAR AQUELES "EMARANHADOS EMBARALHADOS AMONTOADOS DE PONTINHOS"?!!! CHEGUEI ATÉ A AUDÁCIA LAMENTÁVEL DE TER "PENA" DA PESSOA CEGA, POIS COITADOS, COMO DEVERIA SER DIFÍCIL LER AQUELA CONFUSÃO DE PONTINHOS!!!! QUASE UM VIDENTE, MAS AQUI VIDENTE NO SENTIDO DE ADIVINHAÇÃO... MAS TÃO LOGO INICIEI O CURSO E LENDO TODA A PARTE TEÓRICA COMECEI A TER A EXATA NOÇÃO DO QUÃO MARAVILHOSO SÃO OS FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA. MUITO INTERESSANTE PERCEBER QUE O CEGO POSSUI CAMINHOS MUITO ESPECÍFICOS PARA SE CHEGAR A APRENDIZAGEM, OS SENTIDOS UTILIZADOS SÃO OUTROS, NO CASO O TOQUE... E DO TOQUE TODOS OS OUTROS SENTIDOS SÃO ESTIMULADOS. MAS O MAIS FANTÁSTICO É PERCEBER QUE APRENDEM, ASSIM COMO QUALQUER OUTRA CRIANÇA, SÓ NECESSITAM DE ESTÍMULOS ESPECÍFICOS. EMOCIONEI-ME MUITO QUANDO TIVE A EXATA CERTEZA DE QUE O BRAILLE ASSUME PAPEL ESSENCIAL, FUNDAMENTAL NA VIDA DA PESSOA CEGA. POIS O BRAILLE É A POSSIBILIDADE MAIS ENCANTADORA DE INSERÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE, DANDO-LHES SUBSÍDIOS PARA ESTAREM DISCUTINDO POLÍTICA, CULTURA, ÉTICA E OUTROS. OU SEJA, O BRAILLE É INCLUSÃO EFICIENTE DA PESSOA CEGA. DEDIQUEI-ME E E AO CONSEGUIR LER AS PRIMEIRAS PALAVRAS TIVE A SENSAÇÃO MAIS MARAVILHOSA DA DESCOBERTA, DA VITÓRIA. VOLTEI-ME AOS MEUS PRIMEIROS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO, SÓ QUE AGORA MAIS CONSCIENTE. MAS A EMOÇÃO NÃO PAROU, POIS AGORA CONSEGUINDO LER FRASES E TEXTOS , SENTI-ME O MENINO QUE OUTRORA SE EXTASIAVA COM CADA LIVRO QUE CONSEGUIA LER. LER O TEXTO GRAFADO EM BRAILLE PARA MIM TEM O GOSTINHO DO LER POESIA... DO CONTAR HISTÓRIA... DO LER UM ROMANCE... DO OBSERVAR UMA TELA DE VAN GOGH E DESVENDAR SEUS SEGREDOS E BELEZAS. LER BRAILLE É TER A POSSIBILIDADE DE LER O MUNDO POR OUTROS PRISMAS... É PRIVILÉGIO. CLARO QUE SINTO UM FRIO NA BARRIGA... MAS SÃO AS BORBOLETAS QUE INSISTEM...."

ALTAIR SEBASTIÃO DE SOUSA , É DE PIEDADE DO RIO GRANDE -MG. PROFESSOR DE PORTUGUÊS , INGLÊS , LITERATURA E CONTADOR DE HISTÓRIAS . ALUNO DA 4ª TURMA DO CURSO GRAFIA BRAILLE: "SEMEANDO LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES", PELA GPEC.

Um comentário:

  1. Deve ser uma grande emoção mesmo ler todos aqueles "pontinhos". Parabéns Professor.

    ResponderExcluir