domingo, 28 de março de 2010

Curso à Distância de Grafia Braille "Semeando Leitores e Escritores Competentes" - 120 horas

Confira as informações do curso. As inscrições já estão abertas e as aulas começam em abril
Formação Continuada
Clique Aqui e confira
Grafia Braille - "Semeando Leitores e Escritores Competentes"

Autora e Professora: Luciane Maria Molina Barbosa

Inscrições Abertas

Início em Abril

Descrição
É cada vez mais forte a presença de alunos com deficiência visual em escolas regulares. O professor compromissado com uma educação de qualidade, muitas vezes, não se sente preparado para atender, de forma plena, as necessidades inerentes dessa ausência da visão e, por isso, investe seus esforços na procura de um caminho que lhe proporcione suporte para esse atendimento, já que não podemos considerar a alegação de que não existem profissionais para tal trabalho, o que caracterizaria discriminação, preconceito e exclusão.
Ao tentar empregar um conjunto de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade, o homem utiliza a linguagem como sendo a capacidade de comunicar-se por meio de uma língua. Toda essa atividade comunicativa revela a necessidade de estabelecer um contato mais direto com as regras que a língua oferece. No caso dos deficientes visuais, cujo contato com a palavra escrita fica comprometido, como podemos viabilizar essa comunicação partindo da necessidade de empregar uma linguagem acessível às suas condições? De que forma podemos garantir a sua inclusão educacional, profissional e social por meio da utilização de ferramentas que os permitem exercer, plenamente, sua atividade comunicativa e de alfabetização?
Em atendimento a Portaria nº. 2.678;02 MEC, que aprova diretrizes e normas para o uso, ensino, produção e a difusão do Sistema Braille em todas as modalidades do ensino, compreendendo o Projeto da Grafia Braille para Língua Portuguesa, este curso vem cumprir o papel de difundir o conhecimento do Sistema Braille entre os profissionais da educação e saúde, visando uma ação inclusiva no trato com deficientes visuais.

Objetivos
Capacitar professores/multiplicadores do Sistema Braille e a utilização de recursos básicos para leitura e escrita, discutindo sua utilização por pessoas com deficiência visual, bem como os benefícios na sua Inclusão sócio-educacional.

Serão abordados:
- Dados sobre cegueira e baixa visão - dados estatísticos;
- Dicas de relacionamento com deficientes visuais - dinâmica;
- Jogos e materiais adaptados;
- Visão Histórica do Sistema Braille - Criação aos dias de hoje;
- Código Braille - Simbologia, estrutura e aplicação;
- Técnicas de escrita e leitura;
- Transcrição Braille;
- Adaptação de aulas e materiais;
- Áudio-descrição na sala de aula - oficina e elaboração de roteiro escrito;
- Formas de leitura - o áudio-livro e o livro falado.

Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.

Conteúdo Programático
120 horas

Módulo 01 - A Escola Inclusiva e o Deficiente Visual
Abordagem teórica sobre Deficiência visual e sua definição; dados estatísticos; preparo e capacitação dos professores para atender a essa realidade; o Braille como recursos de inclusão social das pessoas com deficiência visual; a escola, a família e o deficiente visual.

Módulo 02 - Acessibilidade e Deficiência visual
Dicas de relacionamento com deficientes visuais: dinâmica de convivência; avaliação de experiências no convívio com deficientes visuais; breve noção sobre orientação e mobilidade.

Módulo 03 - Sistema Braille: um pouco de história
Histórico do Sistema Braille: da criação aos dias de hoje; reconhecimento do seu valor para a Educação dos Cegos; o Braille e suas diversas realidades: conquistas e desafios.

Módulo 04 - Sistema Braille: primeiros aprendizados
Abordagem sobre fase preparatória, técnicas de escrita, leitura, transcrição e produção de materiais em Braille; como conduzir o aprendizado do código Braille entre os alunos com deficiência visual; recursos que favorecem o processo de alfabetização Braille: materiais e jogos adaptados; técnicas de ensino; primeiras orientações: "cela" Braille e estrutura do código; a fonte Braille como recurso para professores.

Módulo 05 - Sistema Braille: o alfabeto
As três séries de sinais; Braille em negro: leitura e transcrição; atividades práticas de leitura de letras e palavras.

Módulo 06 - Sistema Braille: mais representações
Outras simbolizações e códigos: letra maiúscula e acentuação. Atividades práticas de leitura e transcrição; caça-palavras e outros jogos.

Módulo 07 - Sistema Braille: o texto
Aprendizado dos sinais de pontuação: frases e textos; atividades práticas de leitura e transcrição; normas técnicas para produção de textos em Braille: título, estrutura de parágrafo e poemas.

Módulo 08 - Sistema Braille: Tabela de Sinais
Outros sinais: simbolização matemática e da informática; a Grafia Braille para Língua Portuguesa: portaria e legislação; atividades práticas de leitura e transcrição.

Módulo 09 - A áudio-descrição e a Educação: elaboração de roteiro escrito
Sobre áudio-descrição: o que é, para quem se destina e como funciona; áudio-descrição na sala de aula como recurso de acessibilidade; exemplos de áudio-descrição; como elaborar um roteiro escrito e a áudio-descrição formal.

Módulo 10 - Formas de Leitura: Vantagens e desvantagens
As diferentes formas de acesso ao livro: o livro em Braille, o livro em áudio e o livro digital; o Braille convivendo com as tecnologias; diferença entre livro falado e áudio-livros; exemplos de livros acessíveis: o desenho universal na literatura; a lei do livro e direitos autorais.

O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais após o encerramento do curso.

Coordenação e Tutoria
Autora e Professora - Luciane Maria Molina Barbosa - Pedagoga especializada em Grafia Braille. Deficiente visual, também possui experiência como usuária deste código de leitura tátil e escrita. Pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva. Atuação no Atendimento Educacional Especializado para deficientes visuais em processo de alfabetização e reabilitação (Lorena - 2002 a 2009). Pedagoga da Equipe de Inclusão do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática com DosVOX e oficinas de áudio-descrição pelo SENAI (Lorena - 2007), NTE - RJ (Plataforma on-line: São Pedro da Aldeia, RJ - 2006 /2007), UNESP (Guaratinguetá - 2007/2008/2009), Secretaria Municipal de Educação (Lorena - 2009/2010),, Parcerias com escolas particulares para formação continuada de professores (Guaratinguetá 2010). Palestrante sobre temas relacionados à inclusão escolar do deficiente visual e seu processo de alfabetização. Autora de artigos apresentados em congressos sobre Educação Inclusiva e publicados em livros, revistas e em sites de educação. Mantém um blog: www.braillu.com.

Apoio - Professora Me. Patricia Limaverde Nascimento
Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo. Atualmente também é docente da UCB em Brasília-Df.

Suporte de Relacionamento - Gisela Zampelli

Suporte técnico 1 - Avate

Suporte técnico 2 - Janaina Corrêa

Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para esse curso é de 120 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.

Requisitos Necessários

Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fóruns de discussão dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas. Todos os inscritos receberão o Manual do Aluno por e-mail, de fácil entendimento para navegar na área do curso e utilizar todas as ferramentas disponíveis.

Além disso, disponibilizamos um suporte técnico por e-mail, telefone e por skype para auxiliar os inscritos na navegação.

Avaliação e Certificação
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será emitido via correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.
O certificado da Gpec tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita. A GPEC oferece seus cursos on-line para todo o Brasil e seus certificados são amplamente aceitos.

Valor
Este curso possui um investimento total de R$ 150,00 (Cento e cinqüenta Reais)

Formas de Inscrição e Pagamento
Temos três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express);
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário;

(O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.
Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner: Pagar com Pag Seguro. Abrirá uma janela de formulário.
Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada e o código de acesso enviado por e-mail , junto com o manual do aluno.
Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail).

3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento.
(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF. Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária e em casas lotéricas).

Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br.


Equipe GPEC
Tel/Fax. 11 - 3782-0635 e 8603-710

47 comentários:

  1. Luciane, ainda farei um outro curso com você. Vale a pena, pois sempre tem novidades. Meus parabéns menina!

    ResponderExcluir
  2. QUANDO TERA OUTRO CURSO ME AVISE
    doralab@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Quando comerçar a nova turma favor avise, pois fiquei muito interessada.

    Meu e-mail é soniasaron@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Quando começar uma nova turma gostaria de ser avisada.
    obrigada,
    Rosana
    sol_rosana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. boa noite, quero muito fazer o curso de braile por favor peço que quando iniciar uma nova turma me avisem pois preciso fazer esse curso com urgencia
    obrigada valeria
    leryvcv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de fazer o curso. Por favor me avise quando iniciar uma nova turma.
    obrigada
    anedsd@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola, por favor eu estou me formando em pedagogia e desejo muito trabalhar com crianças especiais e em Brasilia, por mais que eu tenha procurado não encontro curso de braille aqui, gostaria muito de saber quando tera outro curso e se possível me informe quando for iniciar. GRata
    Ingred
    guganurmi@homtmail.com

    ResponderExcluir
  8. MORO EM OURO BRANCO/MG E ESTOU MUITO INTERESSADA EM FAZER UM CURSO DE BRAILLE.
    creu.nice@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber mais sobre esta empresa.tenho interesse no curso de braille.

    ResponderExcluir
  10. Boa tade! Quero muito fazer o curso de braile por favor peço que quando iniciar uma nova turma me avisem pois preciso fazer esse curso com urgencia!!!
    Espero muito que esse curso seja à distancia sou de Ribeirão Preto. De qualquer forma aguardo retorno. Obrigada
    lucianalcd@ hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá !!Gostaria de saber quando será o próximo curso?
    mara.itamara@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. ola me chamo rafael gostaria de saber quando sera o proximo curso a distancia oferecido? meu email e rafa.roriz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Estou também interessadíssima em fazer o curso, pois este ano vou trabalhar com um aluno que tem DV. Também quero ser comunicada quando iniciar um curso em Braille. Meu endereço é: lidiamsilva78@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. boa tarde, me chamo Guilherme e gostaria de obter informações sobre novas turmas do curso, estou muito interessado em fazer.
    e-mail: lhermesouza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde, fiz a inscrição no Curso e estou ansiosa para iniciar. inclusive comprei a reglete de mesa. Gostaria de saber informações sobre uma possível pós-graduação em braille.

    Grata,

    Carol

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu nome é Rute. Eu também me interessei muito pelo curso. Gostaria de obter mais informações. O preço é o mesmo? Quando começam as aulas? Já formou alguma turma?
    Meu email é rutehigarego@bol.com.br

    obrigada

    ResponderExcluir
  17. Ola´Meu nome ´pe Mirtes.
    Quando terá outro curso? Me interesso pela área, por favor me avise.

    ResponderExcluir
  18. Olá quando iniciará outra turma.
    Tanho interesse em cursar.
    Por favor me avise

    ResponderExcluir
  19. OLÁ, QUERO FAZER O CURSO, AINDA TEM TURMAS EM 2011 OU 2012

    ResponderExcluir
  20. Olá,quando iniciará nova turma?
    Tenho interesse em cursar.
    E-mail: cristpsi@ig.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá. gostaria de receber informações quando iniciar nova turma, tenho interesse.E-mail; ivanildaav@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá quando iniciar turma em 2012 me avise
    mariadaglorianunes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  23. go0staria imensamente de fazer o curso de braylle, porem não sei como, ajude-me por favor.

    ResponderExcluir
  24. moro no pará tudo é muito dificil aqui, quero estudar o curso de braylle , o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  25. Por favor, avisem-me quando outra turma for aberta.
    Obrigada.
    Marianna
    barino@powerline.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de ingressar em uma turma quando inicia email: cardosoa77@yahoo.com.br. obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  27. Olá... também tenho interesse em ingressar na nova turma

    meu e-mail: aline.rosario@hotmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostaria de saber que assim que eu fizer o pagamento o curso já estará a minha disposição?

    ResponderExcluir
  29. olá...gostaria muito de saber quando irá abrir uma nova turma de Braile...caso abra alguma turma para 2012 faço inscrição...segue e mail abaixo apra correspondencia andre_albuquerque2003@hotmail.com obrigado sem mais.

    ResponderExcluir
  30. Quando terá início a próxima turma do curso de braille? Tenho interesse e necessidade de fazer
    aguardo notícias.
    Luzia Deuslani

    End. luziadeuslani@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. abrirá turma neste ano, gostaria de me inscrever. Por favor aguardo notícias
    tais-leal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Gostaria de fazer a inscrição no curso de Braille. O meu email é rosanalodi@uol.com.br

    ResponderExcluir
  33. olá querida sou de minas gerais e fiz o curso de braille a um ano e estou trabalhando com uma criança dv de 6 anos de idade, poderia me ajudar quanto a maneira de iniciar a alfabetização com ela? meu email é telmasantos20092009@hotmail.com .um grande abraço! telma santos - colégio americano de inhapim

    ResponderExcluir
  34. Por favor quero muito fazer o curso de Braille, sempre tive um interesse muito grande. Obrigado.
    katialoureiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. OLÁ GOSTARIA DE FAZER UM CURSO DE BRAILE QUANDO INICIAM AS INSCRIÇOES. TENHO CERTA URGENCIA EM FAZER. AGUARDO RESPOSTA NO MEU E-MAIL. ABRAÇOS,
    marialvacenci@YAHOO.COM

    ResponderExcluir
  36. boa trade sou de pernambuco gostaria de faz este curso a distancia sou pedagoga e fasso pós graduação em libras escolher estar area para mi especialaiza fico grata com a sua resposta
    o meu email e : luzinete.rs@ig.com.br
    espero que eu possa faz!!

    ResponderExcluir
  37. Olá preciso saber como é esse curso de braille, espou interesada.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite! Gostaria de saber se fazendo o curso estarei apta a ensina crianças e adultos a se comunicarem?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia! Por favor me envie quando ira começar o curso de libras e braille,valores.
    Necessito muito das informções desde já agradeço,Deus abençoe.Elizangela

    ResponderExcluir
  40. O meu email:adonayshallom@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Desejo muito fazer o curso. Assim que abrir por favor, me avise!

    ResponderExcluir
  42. Olá! Meu nome é Roseane e tenho URGÊNCIA em fazer um curso de braile. Por favor, quando abrir turmas me avise. Obrigada!
    Meu e-mail: roseanegualberto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Fiz o curso em Braille em 2011 até o momento não recebi o certificado.
    Recebi um e mail que o certificado estaria disponível mais até o momento não foi enviado.
    Maria Gorete Marques Varjão
    Uauá-BA

    ResponderExcluir
  44. Fiz o curso em Braille em 2011 até o momento não recebi o certificado.
    Recebi um e mail que o certificado estaria disponível mais até o momento não foi enviado.
    Maria Gorete Marques Varjão
    Uauá-BA

    ResponderExcluir
  45. GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTA O CURSO DE BRAILE E LIBRAS.
    POIS QUERO FAZER ESSE CURSO. E GOSTARIA DE SANER TAMBEM SE VOCES ENCAMINHA PARA ALGUM ORGÃO QUE NECESSITA DE PESSOAS COM ESSA ESPECIALIDADE.

    OBRIGADA.

    MARIA DE FÁTIMA

    ResponderExcluir
  46. Olá meu nome é Genilza e tenho interesse de fazer o curso de braile, gostaria de saber valores e como ingressar.

    ResponderExcluir
  47. Olá meu nome é Lidiane, estou interessada no curso, mas o link não abre. gostaria de mais informações. lidiane_violeta@yahoo.com.br obrigada

    ResponderExcluir