segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brinquedos Inclusivos são Lançados em Feira

Brinquedos inclusivos são lançados em feira

Por Luis Daniel


Foto Tancy Costa

A Reatech, todos os anos, traz novidades tecnológicas para pessoas com as mais diversas deficiências. Esta edição lança uma linha de brinquedos inclusivos. A iniciativa surgiu aqui no Vale do Paraíba, na cidade de Guaratinguetá.

Com o nome de BrailluMais, o estande apresenta produtos educativos que põem em contato pessoas que não têm deficiências ou que não conhecem os conceitos de acessibilidade.

Os produtos têm cores fortes e com descrições em Braille para quem temdeficiência visual ou baixa visão possam utilizá-los sem nenhum problema.

A pedagoga Luciane Molina, idealizadora dos brinquedos, ressalta que os brinquedos não são somente para quem tem de deficiência visual. “Os brinquedos foram desenvolvidos com os parâmetros do Desenho Universal, assim todas as pessoas podem usar, promovendo realmente a inclusão”, conta.

Luciane diz ainda que é importante estimular as pessoas com deficiência com as características de se comunicar de forma diferente sem levar em consideração determinada limitação.

Na visita do Guia Inclusivo ao estande, Molina revelou que a ideia dos brinquedos surgiu quando ela ainda era criança. A pedagoga tem deficiência visual desde a infância e sempre pedia para sua mãe, que trabalha com artes, fazer os brinquedos com características que pudesse brincar.

Depois de formada, Molina passou usar esses brinquedos em suas aulas e palestras de educação inclusiva. Ela conta que a produção em maior escala se iniciou após o interesse e convite da organização da Reatech para participar da feira há mais ou menos dois meses.

Além dos brinquedos, outros produtos também estão expostos, como camisetas com dizeres em Braille e em altorrelevo.


Fonte:
Guia Inclusivo

Um comentário:

  1. Parabens a ATCJ BRASIL tambem chamada de Sociedade Torre de Vigia Brasil ou (ATV)..
    voces sempre se destacaram no ramo da comunicação impressa, sonora,audiovisual e agora
    na area multimidia destinada aos deficientes em geral.
    as Testemunhas de Jeová agora tem mais esse motivo para se orgulhar...
    parabens pela iniciativa inovadora que jáp or decadas tem ajudado os deficientes a conhecer seu idioma nacional VISITEM WWW.JW.ORG WWW.WATCHTOWER.ORG OU WWW.JW-MEDIA.ORG
    e usufruam gratuitamente de programações em LIBRAS em quase 60 IDIOMAS

    ResponderExcluir